Mais uma etapa do Dia de Cidadania, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) Itinerante, foi realizada, neste sábado (23/11). A iniciativa é da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em parceria com a Prefeitura de Contagem e diversas entidades. A comunidade de Nova Contagem pode participar de serviços gratuitos e ter acesso aos direitos e cidadania.
Entre os serviços oferecidos, a emissão de documentos, como a nova identidade, sessões de conciliação, vacinação para adultos e crianças, atendimentos da Justiça Eleitoral, Defensoria Pública, Ministério Público, serviços de saúde, orientação sobre prevenção à dengue e apresentações de primeiros socorros realizadas pelo Corpo de Bombeiros.
Presente ao evento, a prefeita de Contagem, Marília Campos, reforçou a importância da parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Marília afirmou que esse tipo de iniciativa demonstra o compromisso de garantir os direitos da população e também de facilitar o acesso a serviços essenciais, já que a descentralização leva o atendimento onde as pessoas estão e onde elas mais precisam.
“Em regiões mais distantes do centro, onde o acesso a esses serviços é limitado, ações como essa são indispensáveis. Além de responder às demandas locais, reforçam a necessidade de investir na melhoria dos serviços públicos para assegurar que todos possam exercer plenamente os seus direitos”, declarou a prefeita.
A programação contou ainda com serviços de corte de cabelo e apresentações musicais da banda da Guarda Civil de Contagem, que tocou clássicos natalinos, além dos estudantes do Projeto Flautarte da Orquestra Jovem de Minas Gerais.
Logo no início da manhã, cerca de 300 pessoas aguardavam o início dos atendimentos. Uma delas foi a senhora Silvani Silvério da Silva, moradora do bairro Retiro, que aproveitou a oportunidade para emitir sua nova identidade sem precisar fazer um grande deslocamento e sair da região.
“É uma alegria enorme participar de algo tão bom como este evento aqui. Para mim, é uma vitória em muitos sentidos. Antes, precisava sair de casa de madrugada e enfrentar filas em outros lugares. Agora, saí de casa às sete da manhã e fui atendida com facilidade", explicou a moradora.
Outro morador da região que aproveitou a oportunidade para participar do Dia de Cidadania foi o Flávio Alves Pessoa. Ele apontou a dificuldade em agendar serviços on-line como motivação para comparecer à ação.
“Frequentemente, o sistema ficava congestionado, e era quase impossível agendar. O fato de o evento ser perto de casa torna tudo mais prático. Consigo encaixar o atendimento no meu horário de trabalho, economizando tempo e esforço", disse.
Durante a abertura da ação, o 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, destacou a importância de iniciativas que aproximam o judiciário da população, com foco na cidadania e na resolução de conflitos de forma pacífica.
“Ao longo de minha carreira, observei como o judiciário tem se aproximado da população, especialmente das comunidades mais vulneráveis, reforçando o compromisso com a cidadania e a cultura da paz. E essa união de esforços demonstra que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Que este dia seja marcado pelo sucesso e pelo impacto positivo na vida das pessoas atendidas”, declarou.
Para finalizar, o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Contagem, juiz de direito Ricardo Vianna da Costa Silva, falou que o projeto começou de forma tímida e foi se transformando em algo maior, contando com o apoio de diversas instituições e parceiros que apoiaram a ideia e, hoje, possibilitam que esses serviços cheguem a diversos lugares, atendendo a milhares de pessoas.
“Nosso objetivo é oferecer atendimento de qualidade e fortalecer o exercício da cidadania. O serviço público está aqui para ouvir, servir e atender dentro das nossas competências. Desejo a todos um excelente evento e muito obrigado”, concluiu.
O evento contou com a presença de diversas autoridades como o promotor subouvidor e palestrante, Dr. Rolando Carabolante, a defensora pública Ana Sofia, além de representantes de instituições como o Ministério Público, o Corpo de Bombeiros e Guarda Civil de Contagem, dentre outros.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos